top of page
IMG_3653_edited.jpg

Sou actor, palhaço, coach, professor de clown e terapeuta Gestalt em formação

Nasci na Alemanha e vim para Portugal em 1990 como bolseiro do Programa Erasmus.

Trabalhei com vários grupos de teatro “Companhia de Chapitô”, “O Bando”, “El Comediantes” e “Royal de Luxe” , e com diversos encenadores como António Pires, Filipe Crawford, Nuno Carrinhas, entre outros.

Desde 2003 estou integrado na equipa artística da Operação Nariz Vermelho como palhaço especializado no âmbito de saúde (Dr. Félix Férias)

Em 2015 fiz uma Pós-graduação em “Desenvolvimento pelas artes expressivas” no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA, Lisboa.

Deste 2018 frequenta o Curso em Psicoterapia Gestalt, 3º ano – 3ª edição

Procuro no meu trabalho uma interseção poética entre a Arte do Palhaço e a Terapia Gestalt, como um caminho para o desenvolvimento pessoal.

As duas disciplinas, arte do palhaço e terapia Gestalt partilham os mesmos fundamentos: a concentração na experiência, o foco no “aqui e agora”, o corpo como instrumento e o encontro com o outro. O uso de técnicas de palhaço (ex. exagero; ficar com o sentimento, etc.) aumentam o poder da experiência do participante e servem como catalisadores para o trabalho individual ou para promover interações entre membros de um grupo. No meu trabalho as experiências servem como plataforma para os participantes obterem conhecimentos ou novas consciências sobre o funcionamento deles próprios. O objetivo é ajudar a reconhecer os recursos da pessoa, facilitar a conscientização, uma maior compreensão e aceitação de si mesmo por meio da expressão, do esclarecimento e da integração de conteúdos inconscientes. Isso resulta em maior capacidade de relacionamento, aumento da criatividade, espontaneidade e humor, mais recursos internos para lidar com as tensões da vida.

Estou disponível para consultas de Terapia Gestalt e para formação de Clown para grupos

bottom of page